Sobre

Grimaldo Lopes de Oliveira

Sou Baiano e soteropolitano. Fiz graduação em Estatística pela Universidade Federal da Bahia e logo em seguida uma especialização na Área de Mineração de Dados/BI na Faculdade Visconde de Cairu. Após esta formação, "mergulhei" na área. Trabalho com BI desde 2003, iniciando com projetos de BI fora da Bahia, mais especificamente no Mato Grosso e no Maranhão, onde adquiri know-how para um grande projeto na Secretaria de Administração da Bahia. Após a conclusão destes projetos, fui convidado pela PRODEB (Companhia de Processamento de Dados da Bahia) para criar nesta empresa a área de BI. Atualmente sou Consultor da PRODEB e presto consultoria para diversas Secretarias do Governo do Estado da Bahia, recentemente tornei-me Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec) na Universidade do Estado da Bahia. Essa por enquanto é minha história.






Projetos
  • Reportagem sobre o desenvolvimento do projeto de BI na PRODEB. Relatos sobre a equipe e os clientes. (Ler)
  • Reportagem sobre o Livro: BI Como Deve Ser - O Guia Definitivo. Revista Interface. (Ler)

  • Projeto de Mestrado: A ferramenta foi desenvolvida para permitir que o professor desenvolva os relatórios e consultas sobre os dados dos usuários que utilizam o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. A ferramenta facilita a construção destes cenários, devido ao uso do processo de Business Intelligence com o intuito de consolidar todos os dados do ambiente, como: Fórum, Wiki, Blog, Notas, Chat, interações como trocas entre os usuários de mensagens, material postado, dentre outros.


  • Dissertação de Mestrado: Dissertação defendida para obtenção do grau de mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. 

"O mestrado foi fundamentado no desenvolvimento da ferramenta GESMOODLE, desenvolvida para ser mediadora no processo de gerenciamento das atividades desenvolvidas no ambiente de educação a distância (MOODLE) da universidade. Com a implantação do produto, permitiu-se que os docentes cruzassem as informações relativas as atividades mais comuns do ambiente como fórum, chat, wikis, acessos ao ambiente pelos professores e alunos, identificação das mensagens e seus pares, dentre outras, permitindo que fossem conhecidos indicadores que refletem as interações entre alunos, professores e tutores no ambiente de ensino. Esta estrutura foi facilitada pelo uso da técnica de consolidação de dados conhecida como Business Intelligence. A ferramenta disponibiliza consultas/relatórios e gráficos de forma interativa, através de acesso pela internet, com o diferencial das informações serem construídas pelos próprios professores e tutores da instituição."





  • Monografia da Especialização: Dissertação defendida para obtenção do grau de especialista em Análise de Sistemas. 
"As organizações estão tendo que manipular uma grande quantidade de informações que vem armazenado em seus banco de dados nos últimos anos. Um dos grandes desafios sido converter estas informações em conhecimento. Existem diversas técnicas para esta atividade, sendo a mineração de dados  uma das mais importantes na tarefa de extração de informações e obtenção de regras úteis em base de dados volumosos. O campo de aplicações abrange diversas áreas, tais como: Comércio Eletrônico, Marketing, Sistemas Financeiros, dentre outros. Este trabalho apresenta um estudo sobre a técnica de árvore de decisão aplicada para identificar regras de risco para a obesidade em indivíduos adultos" 



Artigos


Artigo - Limitações tecnológicas para a avaliação processual da aprendizagem em plataformas 

A pesquisa - focada na avaliação da aprendizagem - verificou que as limitações das funcionalidades do ambiente virtual vêm gerando um excessivo gasto de tempo docente para a busca e integração das informações necessárias a um acompanhamento pedagogicamente eficaz do desempenho dos alunos.



Artigo - Indicadores em educação a distância - o uso da matriz de necessidades para ambientes virtuais de aprendizagem

Apresenta um levantamento na literatura de elementos que devem ser ponderados quando do uso de indicadores na modalidade de educação a distância. Em seguida, é demonstrado através de uma técnica conhecida como matriz de necessidades, de que maneira podem ser levantados/identificados indicadores em um ambiente virtual de aprendizagem (EAD) facilitando o gerenciamento deste ambiente para alunos e professores


Arquivo UNIFACS- DOWNLOAD - Prof. Grimaldo





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grimaldo_lopes@hotmail.com

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