[PREPARE-SE] Big Data e IA são as novas armas para contratação de pessoal


Fonte: CIO



O LinkedIn lançou esta semana sua pesquisa anual de Tendências de Recrutamento, que mostra quatro grandes tendências que as empresas estão utilizando para a seleção de novos funcionários em 2018. Entre ela, estão as tecnologias de Big Data e Inteligência Artificial.

Realizada com 8,8 mil gestores de RH ao redor do mundo, incluindo 550 do Brasil, a pesquisa tem como objetivo mostrar como que as empresas estão mais atentas à novas técnicas de recrutamento, incluindo a utilização dessas tecnologias para adquirir mais conhecimento sobre as habilidades interpessoais e técnicas do candidato. Os entrevistados foram selecionados com base em informações de seus perfis no LinkedIn.

Segundo o relatório, é hora de uma nova era de recrutamento que foca nas partes mais gratificantes do trabalho - a humana e a estratégica. 

As empresas estão usando Big Data e IA para responder a todos os tipos de questões, mas geralmente o propósito de entender problemas não revelados, como os motivos de desgaste saídas de empregos anteriores e gaps de habilidades.

A verdade é que a Inteligência Artificial (AI)  se tomou um forte suporte para o recrutamento e provavelmente continuará a assumir alguns dos aspectos mais repetitivos do  trabalho.
Por exemplo, já existe software (incluindo o LinkedIn Recruiter, que será lançado este ano) que permite automatizar pesquisas de candidatos e encontrar rapidamente perspectivas que correspondam aos critérios desejados.  

E novas ferramentas para entrevistas que agora analisam os currículos e eliminam, automaticamente, aqueles candidatos que não correspondem ao perfil da vaga.

Nem sempre o melhor candidato é o que se graduou na melhor universidade, domina mais de dois idiomas, e se saiu bem nas dinâmicas de grupo.  Testes de habilidades interpessoais, utilizando Realidade Virtual e entrevistas em vídeo, estão substituindo o modelo tradicional de entrevistas. E chatbots estão sendo usados para o relacionamento com os candidatos, quando não há a necessidade da interação com humanos.

Entre os objetivos que têm levado ao uso dessas novas ferramentas estão as avaliações de soft skills, que medem traços como trabalho em equipe e curiosidade e dão uma imagem

Além do Big Data, da Inteligência Artificial e das novas técnicas de entrevista, a pesquisa tem ainda um capítulo dedicado à quarta tendência: a Diversidade. A maioria (78%) dos profissionais de RH e gerentes de contratação diz que a diversidade é a principal tendência que afeta a forma como contratam. Hoje, a diversidade está diretamente ligada à cultura da empresa e ao desempenho financeiro. Os dados mostram que 78% dessas empresas priorizam a diversidade para melhorar a cultura e 62% para aumentar o desempenho financeiro.

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: