[ANALYTICS] Riachuelo gera insights de negócios com analytics


Fonte: ITFORUM365




Com DNA 100% brasileiro, a Riachuelo conta com 295 lojas espalhadas por todo o território nacional, além de estrutura logística, centro de distribuição e fábrica próprias. Por atuar em um mercado altamente dinâmico, onde tendências ditam as coleções que vão para as araras, a empresa entendeu que analytics é peça-fundamental de sua estratégia.
Assim, foi criada, já há algum tempo, uma área para tratar do tema, composta por um time de estatísticos, matemáticos e economistas. Seu objetivo é nutrir as áreas de negócios com importantes insights que balizam as tomadas de decisão.
Cada área tem acesso aos seus dados primários, mas é o departamento de analytics que faz a análise mais aprofundada, com base em estratégias bem definidas e soluções tecnológicas, como Teradata e SAS. “Isso porque, a empresa acredita que temos de ter uma área especialista que exerça esse papel e que seja isenta. Afinal, existe uma tendência natural de ir para o caminho de colocar uma visão particular na decisão”, explica Paulina Dias (foto), coordenadora de Market Intelligence das Lojas Riachuelo.
“Nossa missão, portanto, é olhar o que dizem os dados. Recentemente, analisamos o histórico de vendas, identificamos os campões e produzimos mais peças”, exemplifica Paulina. A iniciativa deu tão certo, que se tornou recorrente, comemora.
Apesar da produção em linha com a demanda, a Riachuelo busca enviar para suas lojas pequenas quantidades de cada coleção, justamente para manter a exclusividade dos produtos. Esse cenário, portanto, é desafiador para a área de analytics, explica a executiva. “Olhamos para os dados e aprendemos com eles. Para algumas categorias, descobrimos que temos de produzir mais do que uma peça. Estamos aprendendo a lidar com esse desafio”, conta.
Ainda com base nos dados, assinala Paulina, é possível indicar quais peças precisam de remarcação de preço ou quais devem entrar em liquidação, por exemplo.

Uma empresa sem análise. É possível?

A resposta de Paulina para essa pergunta é, sem dúvida alguma, não. “Não imagino a Riachuelo sem o uso de dados. Não conseguiríamos caminhar, seguramente”, alerta ela, acrescentando que como a Riachuelo atua em vários estados, a performance por região e por produto varia, algo que é possível visualizar a partir da análise de dados.
“Qualquer decisão seria baseada no feeling. A ideia do número é desafiar isso. O feeling é a exceção e não a regra. Não sou contra ele. Claro que ajuda, mas o número não mente”, observa a executiva.

Recomendações

Para empresas que estão começando agora suas jornadas analíticas, Paulina lista algumas importantes recomendações, com base em aprendizados acumulados em sua carreira na área. “É fundamental sempre mostrar os benefícios dos números em termos de negócios. Esse é um grande desafio das empresas”, ensina.
Segundo ela, é possível extrair ouro dos dados, mas é preciso que o time tenha claro quais serão os objetivos de negócios do projeto de analytics. “Só assim é possível tirar vantagem dessa estratégia”, finaliza.
*A jornalista viajou a Anaheim, na Califórnia (EUA), a convite da Teradata

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: