[DIFERENTE] Diferenças entre BI e Data Discovery

Fonte: BISAOPAULO.com



bi x big data
Caros leitores, em primeiro lugar eu gostaria de desejar a todos um ótimo 2015. Para começar o ano com tudo, nada melhor que um artigo falando sobre as diferenças entre BI e Data Discovery.
A grande motivação para este artigo são as várias dúvidas e confusões entre os conceitos que observamos diariamente, tanto em conversas com outros profissionais de BI, quanto nas mídias sociais, fóruns e etc. É comum vermos profissionais colocando o Data Discovery (ou Big Data) numa posição de disputa com o Business Intelligence tradicional.
É importante compreendermos que o Data Discovery é um complemento do BI tradicional, até mesmo porque possuem diferenças conceituais substanciais. Este, inclusive, é o discurso adotado pela Oracle, que possui ferramentas tanto para BI (OBIEE 11g) quanto para Data Discovery (Endeca). Desta forma você leitor pode pensar: “- Mas claro que o discurso da Oracle é esse, já que há interesse na venda de ferramentas, não é?” Pois digo que não!
BI tradicional tem a função de consolidar as informações reais das organizações. Informações provenientes das bases de dados transacionais e demais legados. Ou seja, o BI tradicional trata todo dado que pode ser extraído de dentro das empresas e estruturado em uma base centralizada, possibilitando a chamada “visão única da verdade“.
Já o Data Discovery analisa informações provenientes de origens não estruturadas, tais como: mídias sociais, documentos dos mais diversos formatos (PDF, XML, DOC, CSV, etc), páginas da internet e etc. Como o próprio nome diz, o grande objetivo deste tipo de análise é descobrir dados e consequentemente criar perguntas novas em relação a elas. No BI tradicional as perguntas já são conhecidas.
O entendimento destes conceitos nos ajuda a compreender o cenário que vivemos. Com isso ficamos mais críticos e podemos filtrar melhor o turbilhão de informações que recebemos todos os dias.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: