[ANÁLISE GRÁFICA] Que gráfico utilizar? 6 modelos de análise em gráfico para apresentação

Fonte: ScientiaArca

grafArts


1) Séries temporais com uma ou mais informações da mesma natureza

Consideramos como séries temporais todas as informações alocadas e comparadas no tempo, por exemplo, as vendas por produto realizadas de janeiro até fevereiro.
A informação é mais facilmente comparada utilizando-se um gráfico de linhas, com as informações no mesmo eixo porque são da mesma natureza e grandeza, como seria o caso de vendas por produto, em unidades. Se você for incluir as vendas em reais, o gráfico ficará desconfigurado por que um único eixo não pode contemplar duas grandezas diferentes: reais é uma grandeza maior que unidades.
Muitas linhas poluirão o gráfico, aconselha-se utilizar até 5 categorias de informação em um mesmo gráfico. Agrupe as demais categorias em um grupo “Outros”.
Como fazer?
Dispondo os dados como abaixo, selecione a tabela inteira, clique na guia “Inserir”, e selecione “Linhas” no grupo “Gráficos”.
graf1

 2) Séries temporais com uma ou mais informações de grandezas diferentes

Suponhamos que desejamos comparar as vendas em unidades com as vendas em valores reais no mesmo período. Neste caso, precisaremos utilizar os dois eixos do gráfico, para ser possível visualizar ambas as linhas, com grandezas diferentes.
Como fazer?
Quando você inserir o gráfico, uma das séries ficará embaixo do gráfico, quase que imperceptível, justamente por que ele está comparando grandezas muito diferentes. Clique na linha que está embaixo, com o botão direito, e selecione “Formatar série de dados”. Em “Opções de Série”, selecione “Eixo Secundário”.
Considere adicionar rótulos para cada um dos eixos para esclarecer a que se referem. Com o gráfico selecionado, em “Ferramentas de Gráfico”, clique na guia “Layout”, em “Rótulos”, clique em “Títulos dos Eixos” e adicione para os eixos primários e secundários.
graf2


3) Dados acumulados (sem abertura por período) por categoria

Para apresentar dados acumulados num determinado período, sem que haja necessidade de abrir o detalhe de período (mensal, anual, trimestral, etc) e onde estes dados estejam agrupados por uma determinada categoria, utilize um gráfico de pizza. Por exemplo, vamos apresentar as vendas totais do ano, por categoria de produto.
Como fazer?
Selecione toda a tabela de dados, clique na guia “Inserir”, e selecione “Linhas” no grupo “Gráficos”. Clique sobre qualquer fatia da pizza com o botão direito e selecione “Adicionar Rótulo de Dados”. Repita o processo, selecionando “Formatar Rótulo de Dados” e você poderá escolher entre exibir os valores absolutos, percentuais, exibir o nome dos rótulos, editar e alinhar como serão exibidos.
graf3

4) Distribuição por Faixas: Histograma

Um histograma é um gráfico que aponta a quantidade de uma população ou amostra alocados em faixas de agrupamento específicos. Por exemplo, vamos supor que você possui uma base de dados de 50 pessoas com idade entre 20 a 60 anos, e você agrupou estas pessoas em faixas de 5 em 5 anos, ou seja, de 20 a 25, 26 a 30 e 31 a 35, de 36 a 40, de 41 a 45, de 46 a 50, de 51 a 55 e de 56 a60.  
Seria possível utilizar um gráfico de pizza? Sim, claro. Mas ocorre que temos muitas categorias para exibir em gráfico deste tipo, então a sua decisão entre um ou outro gráfico deve residir na quantidade de grupos que serão exibidos e na facilidade de visualização. Um histograma é o ideal neste caso por que permite uma visualização melhor das diversas categorias.
Como fazer?
Seleciona a tabela contendo os dados e insira um gráfico horizontal (de barras, cilindros, pirâmide):
graf4

5) Peso ou participação de categoria em série temporal

Exibimos um gráfico de pizza para demonstrar a participação total do ano de cada categoria de produto. É possível, no entanto, exibir esta participação e sua variação ao longo do tempo utilizando-se um gráfico de barras empilhadas ou um gráfico de área!
Através de gráficos como estes, exibimos o resultado e participação de cada categoria, além do total geral da série, e o quanto cada categoria alavancou ou prejudicou a evolução do total.
Como fazer?
Selecione a tabela de dados inteira, na guia “Inserir”, em “Gráficos”, “Colunas”, clique no segundo botão de gráfico, nomeado “Colunas Empilhadas”. Com o gráfico selecionado, clique na guia “Layout”, clique em “Linhas” e “Linhas de Série”. As linhas de série irão unir cada período entre as categorias, fornecendo a visualização mais fácil de qual categoria mais contribuiu para a variação, observando-se a curvatura de cada linha.
graf5

A mesma análise pode ser realizada por meio do gráfico de área. Selecione “Área” em “Gráficos” e clique em “Área Empilhada”.
graf6

6) Análise comparativa com 3 variáveis

Quando há a necessidade de ilustrar uma análise considerando-se 3 variáveis que são relacionadas, deveremos utilizar um gráfico de bolhas, no qual podemos comparar categorias pelo eixo X, eixo Y e o tamanho da bolha.
Vamos assumir, ainda considerando o exemplo com nosso portfólio de 4 produtos, que desejamos analisar e classificar o desempenho de cada um destes produtos, comparando-os entre si.
No eixo x (horizontal) vamos avaliar a evolução de vendas do mês atual em relação ao mês anterior.
No eixo y (vertical), analisaremos a evolução das vendas do ano atual em relação ao ano anterior.
O tamanho da bolha demonstrará o volume médio das vendas no período deste ano.
Como fazer?
Construa a tabela de dados como na figura abaixo, clique na guia “Inserir” e, no grupo “Gráficos”, selecione “Outros Gráficos”. Selecione “Gráfico de Bolhas” normal ou com efeito 3D. Clique com o botão direito sobre o gráfico vazio inserido e em “Selecionar Dados…”
Em “Entradas de Legenda (Série)”, clique em “Adicionar”. Atribua “Nome da série” como A3 (que é a célula que contém o nome do produto), em “Valores X da Série”, selecione a célula B3, em “Valores Y da Série”, selecione a célula C3 e em “Tamanho da bolha da série” selecione a célula D3.
Realize este processo para todos os 3 produtos seguintes, mudando sempre para a linha da respectiva célula.
Observe que os eixos estão muito próximos das bolhas, atrapalhando a visão, pois, temos resultados abaixo de zero e acima de zero, então vamos alinhar estes eixos para os cantos inferiores do gráfico: Com o gráfico selecionado, clique na guia “Layout”, “Eixos”, “Eixo Horizontal Principal” e em “Mais Opções de Eixo Horizontal Principal…”, selecione em “Rótulos do Eixo” a opção “Inferior”. Repita o processo para “Eixo Vertical Principal”. Não esqueça de atribuir os nomes de cada eixo para viabilizar o entendimento do gráfico.
graf8
Quais conclusões podemos tirar do gráfico criado? Note que a maior bolha refere-se ao produto “Camisas” pois é o que tem maior volume médio vendido no ano e é, inclusive, o que mais evoluiu no mês/mês e ano/ano: certamente um importantíssimo produto para empresa. Em contrapartida, nosso “pior” produto são “Mesas” que caíram 6% neste mês (apesar de haverem crescido no ano) e vem demandando o menor volume médio anual.
graf7
Atribuindo o gráfico correto com a informação adequada estamos no caminho para prover informações que possam ser analisadas de forma mais prática, embora – como ressaltado no início – sejam sugestões e recomendações não obrigatórias!



NO APRENDA VIRTUAL HÁ UM CURSO DE EXCEL QUE APRESENTA OS FUNDAMENTOS PARA GERAR GRÁFICOS COM ESTA MAGNITUDE E COMO DEVEMOS ANALISAR DADOS: CLIQUE-> EXCEL-APRENDAVIRTUAL



Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: